Xadrez na escola



Alunos participando do 1º Campeonato de xadrez da rede municipal de Educação com as escolas públicas e a Cooperil.Estes momentos de torneio e campeonato foram considerados pelo professor como uma ferramenta motivadora valiosa, visto que, permitiu o acompanhamento do como os alunos assimilaram os conceitos trabalhados em sala. Segundo Alekhine
“[...] a arte enxadrística pode ser considerada a mais trágica de todas as artes, pois o artista de xadrez depende até certo ponto de um elemento que se acha inteiramente fora do seu controle. Este elemento é o adversário, que por falta de atenção, constantemente ameaça destruir uma construção mental perfeita.
Um fator primordial para as jogadas do xadrez é a atenção, tão solicitada pelos professores das diversas disciplinas e, ainda não conseguem, no entanto, o monitor consegue facilmente, pois os estudantes precisam desse instrumento para fazer uma boa jogada ou será derrotado pelo parceiro.
“A beleza das jogadas do xadrez não reside nas aparências, mas nos pensamentos que estão por trás dele.”
 Aaron Nimzowitsch
Partindo desse princípio, da  beleza das jogadas do xadrez que  contagiou a todos os alunos tanto da escola quanto do povoado, pois a praça batizada oficialmente como da Igreja dos Crentes, agora foi denominada pelos alunos como Praça do Xadrez, pois este é o único espaço onde permite que as pessoas façam as suas jogadas após o culto, devido aos bancos e o silêncio. Tornou-se um esporte educacional e social porque promove o aprender, o ensinar, rever as pessoas e fazer novos amigos, cria um clima motivador para os estudantes/pessoas. O xadrez ressoou no povoado e na escola tanto que fomos campeão no xadrez masculino, ficamos em primeiro lugar e a Cooperil em segundo. Foi uma enorme felicidade!!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto 30 minutos de leitura

São João 2012 na Escola José Francisco Nunes

Tratamento das políticas públicas na Escola M. José Francisco Nunes