Semana de saúde

   Problemas relacionados a saúde tem sido tratados de forma mais intensa nos últimos anos, no entanto alguns problemas ainda existem e tem afetado de forma direta toda a sociedade, o que demanda cada vez mais investimento tanto material quanto humano na busca pela melhoria na qualidade de vida principalmente para as gerações vindouras.
  Diante desse cenário compreendemos também, que a educação como uma das ferramentas principais no processo de transformação da sociedade, tem um papel central uma vez que consegue atingir a maioria da parcela social,e tem influência direta nos processos formativos.
  Partindo desse pressuposto e acreditando na escola como um veiculo de informação e conhecimento capaz de transformar a realidade é que se pretendeu realizar um momento em que a escola, de forma específica, pudesse tratar de problemas do nosso cotidiano e do não cotidiano diretamente ligados a nossa saúde.
  Para tanto realizamos (em parceria com a comunidade local e os órgãos relacionados) a Semana da saúde, com a temática Cultivando a saúde na Escola, tal iniciativa teve o objetivo de proporcionar aos alunos a produção e aquisição de conhecimentos indispensáveis sobre a saúde, e de como adquirir uma a boa qualidade de vida.
  Durante toda semana a escola se mobilizou em busca fazer com que os alunos pudessem Refletir acerca dos problemas gerais e locais que interferem na saúde do estudante e da população em geral e também para que eles pudessem Conhecer os principais problemas de saúde que afetam a população e a comunidade, suas possibilidades de prevenção e tratamento.
  Para isso a escola buscou trabalhar a partir de três vertentes: 1ª através do trabalho na sala de aula com temas diversos, como DSTs, Higiene corporal, Higiene bucal, etc. Isso através de atividades didático-pedagógicas como produções, poesias, painéis, cartazes, desenhos, etc; 2ª através dos trabalhos extraclasse como pesquisas, apresentações teatrais, dramatizações, recitais, etc. Sendo estas apresentadas junto a toda comunidade estudantil; 3ª com as palestras e conversas com profissionais que visitaram a escola abordando temas como Nutrição: os desafios e benefícios de uma alimentação saudável e DSTs: é melhor prevenir do que remediar, tendo essas palestras o objetivo de passar sua experiências, tirar duvidas e mostrar a importância de se cuidar bem da nossa saúde.
  Portanto podemos dizer que não foi fácil, organizar e desenvolver atividades tão complexas, mais no entanto ficamos certos de que conseguimos, mesmo que de forma ainda pontual, garantir o acesso às crianças e adolescentes da escola a conhecimentos novos e sistematizados o ficou compreendido na participação dos alunos nas atividades, no empenho com qual realizavam as atividades propostas, no brilho nos olhos ao dramatizarem uma situação inusitada relacionada à saúde, na atenção e participação ao acompanhar as palestras e conversas com os profissionais e acima de tudo no compromisso em estar sempre aprendendo.
 
Osvaldo Rocha
Coordenador

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

São João 2012 na Escola José Francisco Nunes

Projeto 30 minutos de leitura

Tratamento das políticas públicas na Escola M. José Francisco Nunes