Projeto 30 minutos de leitura


Para a Escola José Francisco Nunes, o Projeto 30 Minutos de Leitura veio como uma grande iniciativa para dar mais um “plus” nas demais atividades desenvolvidas na escola.

A leitura, sem dúvida, é a principal e mais importante atividade presente na escola. É ela quem proporciona o desenvolvimento intelectual do indivíduo diante do processo formal ao qual a escola se propõe na formação do cidadão.

Ter um projeto como esse junto à Maratona de Leitura e entre outros executados em nossa escola é extremamente fundamental, não só para o desenvolvimento e emancipação plena do aluno, assim como também da comunidade. A empolgação dos meninos e meninas incentivados pelas curiosidades, fantasias presentes nas histórias bem como as premiações, contagiam também os pais e mães que, muitas vezes, ao acompanharem seus filhos e filhas à biblioteca passam a ter contato com os livros e também a lê-los.

Com esses trinta minutos, certamente presenciaremos um “efeito multiplicativo” (como o que ocorre com a moeda) relacionado ao tempo de leitura individual e a um sentido coletivo. No tempo de leitura individual esses trinta minutos serão apenas o estopim ou a arrancada aos quais todos nós precisamos para nos motivar e enveredar num mundo de amplo conhecimento. No aspecto coletivo e estimulado por esse estopim, os alunos multiplicarão sua empolgação através dos relatos de suas leituras na própria escola, em casa com seus familiares, na rua com seus amigos e em várias outras situações em que se sentirá a vontade para narrar suas experiências com a leitura.

Hoje todos nós que participamos deste projeto escrevemos mais uma página no livro de nossas vidas.

Nelson Rodrigues (Prof. Filosofia)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

São João 2012 na Escola José Francisco Nunes

Tratamento das políticas públicas na Escola M. José Francisco Nunes