Tratamento das políticas públicas na Escola M. José Francisco Nunes


TRATAMENTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA/DA ESCOLA JOSÉ FRANCISCO NUNES
É necessário o alinhar das políticas públicas educacionais para aumentar a qualidade da educação brasileira, que aflige o nosso país. Para tanto, a equipe gestora e toda a equipe escolar possui um papel fundamental para enfrentar os problemas e encontrar as soluções.
Para iniciar o trabalho de melhoria no desempenho escolar faz-se necessário ter como referência o Projeto Pedagógico e a realidade do cenário escolar, pois ele será o instrumento capaz de fazer a ponte entre o contexto e a conexão das políticas educacionais, assim proporciona a reflexão do que se fez e do que estar por fazer através dos resultados obtidos e das dificuldades encontradas ao longo do caminho.
Dessa forma, não seria possível pensar na melhoria do desempenho escolar sem a implantação/implementação das avaliações externas e também dos indicadores educacionais, então os resultados da escola obtidos pela Prova Brasil é um instrumento que proporciona identificar os fatores que estão relacionados com o resultado e quais as ações desenvolvidas visando a melhoria do sucesso na aprendizagem. Dessa  maneira, se percebe através da cultura da avaliação as dificuldades e/ou avanços encontrados no processo e contribui para avaliar e aperfeiçoar o trabalho desenvolvido em sala de aula.
O Projeto pedagógico da escola nunca estará pronto, acabado, fechado para intervenções. A reconstrução será sempre necessária, pois as diversas possibilidades demonstradas pelas linhas de trabalho atualizarão o fazer do ensino-aprendizagem, uma vez que deve ocorrer considerando os múltiplos olhares dos autores/atores da comunidade escolar.
Assim sendo, é fundamental que a escola tenha sempre registrado os resultados de suas avaliações externas para que possam ser discutidos para contribuir com um melhor resultado na avaliação interna, que, com certeza, as atualizações trarão a necessidade de definir as ações em prol da melhoria dos resultados e propor os seus indicadores de qualidade em educação. Tudo será definido no projeto pedagógico considerando o contexto da escola, bem como a relação desse contexto com as políticas públicas definidas para a melhoria qualidade da educação.
A avaliação externa, a Prova Brasil, trabalha com a escala de proficiência de língua portuguesa e matemática, de posse dessas escalas é papel da escola discutir e analisar junto com a comunidade escolar e local  de que forma encaram os resultados e quais serão as ações desenvolvidas para melhorar o nível dos resultados alcançados. Assim, a escola se percebe, pois é possível notar também sua situação em relação a outras redes de ensino e/ou a realidade nacional, então, os resultados são instrumentos eminentemente de natureza pedagógica, uma vez que oportuniza perceber os seus pontos fortes e os que precisam ser (re) pensados.
Como o projeto pedagógico da escola é o instrumento que traz os registros dos fatores que promovem aprendizagem é importante envolver os diversos segmentos que fazem e vivem a educação para que se tenham as diversas percepções sobre como e de que forma os fatores analisados estão associados à aprendizagem dos alunos. Assim destacamos:

IDEB/POLÍTICA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
*Apresentação do índice da Prova Brasil e a projeção da escola a comunidade escolar e local;
*acompanhamento de um plano de apoio e intervenção pedagógica desenvolvido pelos professores;
*mobilização da comunidade escolar e local para melhorar os resultados obtidos na avaliação;
*oferecimento de suporte pedagógico ao professor para desenvolver o acompanhamento das aprendizagens através de oficinas;
*identificação do problema relacionado à aprendizagem e o que fazer para superá-lo;
*Realização de reuniões periódicas para identificar as fraquezas da equipe;
*reflexão e planejamento coletivo das metas e ações referentes à aprendizagem;
*intensificação das avaliações no cenário escolar;
*recuperação paralela e/ou apoio pedagógico para os estudantes que não alcançaram as habilidades esperadas;
*análise da coerência entre os conteúdos ensinados e a matriz da Prova Brasil;
*Intensificação da prática do registro em relação ao desempenho dos alunos.

POLÍTICA PÚBLICA PARA AS NOVAS TECNOLOGIAS
*Criação de tempo/espaço para docentes e discentes desenvolver hábitos da cultura digital;
*Alimentação das redes sociais com produções dos discentes e docentes;
* Utilização do laboratório para atender as necessidades reais da comunidade escolar e local;
*Participação dos docentes, discentes e comunidade escolar em oficinas e projetos de tecnologias;
*Fortalecimento do grupo de comunicação para produzir conhecimentos.

PNBE/POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE LEITORES
*Criação de tempos/espaços para intensificar o hábito da leitura para comunidade escolar;
*Adequação do acervo da sala de leitura para atender aos diversos públicos leitores;
*Motivação de práticas e atos de leitura para a comunidade escolar;
*Difusão do livro e da leitura;
*Formação dos responsáveis das salas de leitura e dos docentes para trabalhar com os acervos;
*Organização do acervo escolar de forma a atender a diversidade do público leitor.
*Utilização das diversas linguagens (teatro de bonecos, filmes, danças, etc.
*Diversificadas ações para despertar a comunidade escolar interna e externa para o ato de ler por prazer;

POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
*Mobilização dos jovens e adultos através de campanhas para trazê-los de volta para escola;
*adequação dos conteúdos ensinados ao seu contexto para atender as necessidades reais;
*realização de palestras/oficinas motivacionais para diminuir a evasão;
*realização de aulas dinâmicas e atrativas para motivar as turmas de EJA;
*Organização da EJA por semestre.

POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PESSOAL DE APOIO
*Garantia dos tempos/espaços de estudos de acordo com as necessidades de cada um;
*garantia da presença dos docentes nas formações oferecidas pela SEC e/ou outras instituições sem prejuízos salariais;
*garantia da presença do pessoal de apoio nas formações oferecidas pela SEC e/ou outras instituições;
*A formação de professores e funcionários da Escola José Francisco Nunes e as extensões têm sua função valorizada e registrada em ata a formação em serviço e a carga horária correspondente, contada a partir da jornada pedagógica – três dias com carga horária de 8hs totalizando 24 horas. 07 encontros para estudo e reflexão da prática  de 08h cada totalizando 56 horas, com certificação.


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