Tratamento das políticas públicas na Escola M. José Francisco Nunes
TRATAMENTO DAS POLÍTICAS
PÚBLICAS NA/DA ESCOLA JOSÉ FRANCISCO NUNES
É necessário o
alinhar das políticas públicas educacionais para aumentar a qualidade da
educação brasileira, que aflige o nosso país. Para tanto, a equipe gestora e
toda a equipe escolar possui um papel fundamental para enfrentar os problemas e
encontrar as soluções.
Para iniciar o
trabalho de melhoria no desempenho escolar faz-se necessário ter como
referência o Projeto Pedagógico e a realidade do cenário escolar, pois ele será
o instrumento capaz de fazer a ponte entre o contexto e a conexão das políticas
educacionais, assim proporciona a reflexão do que se fez e do que estar por
fazer através dos resultados obtidos e das dificuldades encontradas ao longo do
caminho.
Dessa forma,
não seria possível pensar na melhoria do desempenho escolar sem a
implantação/implementação das avaliações externas e também dos indicadores
educacionais, então os resultados da escola obtidos pela Prova Brasil é um
instrumento que proporciona identificar os fatores que estão relacionados com o
resultado e quais as ações desenvolvidas visando a melhoria do sucesso na
aprendizagem. Dessa maneira, se percebe
através da cultura da avaliação as dificuldades e/ou avanços encontrados no
processo e contribui para avaliar e aperfeiçoar o trabalho desenvolvido em sala
de aula.
O Projeto
pedagógico da escola nunca estará pronto, acabado, fechado para intervenções. A
reconstrução será sempre necessária, pois as diversas possibilidades
demonstradas pelas linhas de trabalho atualizarão o fazer do
ensino-aprendizagem, uma vez que deve ocorrer considerando os múltiplos olhares
dos autores/atores da comunidade escolar.
Assim sendo, é
fundamental que a escola tenha sempre registrado os resultados de suas
avaliações externas para que possam ser discutidos para contribuir com um
melhor resultado na avaliação interna, que, com certeza, as atualizações trarão
a necessidade de definir as ações em prol da melhoria dos resultados e propor
os seus indicadores de qualidade em educação. Tudo será definido no projeto
pedagógico considerando o contexto da escola, bem como a relação desse contexto
com as políticas públicas definidas para a melhoria qualidade da educação.
A avaliação
externa, a Prova Brasil, trabalha com a escala de proficiência de língua
portuguesa e matemática, de posse dessas escalas é papel da escola discutir e
analisar junto com a comunidade escolar e local
de que forma encaram os resultados e quais serão as ações desenvolvidas
para melhorar o nível dos resultados alcançados. Assim, a escola se percebe,
pois é possível notar também sua situação em relação a outras redes de ensino
e/ou a realidade nacional, então, os resultados são instrumentos eminentemente
de natureza pedagógica, uma vez que oportuniza perceber os seus pontos fortes e
os que precisam ser (re) pensados.
Como o projeto
pedagógico da escola é o instrumento que traz os registros dos fatores que
promovem aprendizagem é importante envolver os diversos segmentos que fazem e
vivem a educação para que se tenham as diversas percepções sobre como e de que
forma os fatores analisados estão associados à aprendizagem dos alunos. Assim
destacamos:
IDEB/POLÍTICA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
*Apresentação
do índice da Prova Brasil e a projeção da escola a comunidade escolar e local;
*acompanhamento
de um plano de apoio e intervenção pedagógica desenvolvido pelos professores;
*mobilização
da comunidade escolar e local para melhorar os resultados obtidos na avaliação;
*oferecimento
de suporte pedagógico ao professor para desenvolver o acompanhamento das
aprendizagens através de oficinas;
*identificação
do problema relacionado à aprendizagem e o que fazer para superá-lo;
*Realização de
reuniões periódicas para identificar as fraquezas da equipe;
*reflexão e
planejamento coletivo das metas e ações referentes à aprendizagem;
*intensificação
das avaliações no cenário escolar;
*recuperação
paralela e/ou apoio pedagógico para os estudantes que não alcançaram as
habilidades esperadas;
*análise da
coerência entre os conteúdos ensinados e a matriz da Prova Brasil;
*Intensificação
da prática do registro em relação ao desempenho dos alunos.
POLÍTICA PÚBLICA PARA AS NOVAS TECNOLOGIAS
*Criação de tempo/espaço para docentes e
discentes desenvolver hábitos da cultura digital;
*Alimentação das redes sociais com produções
dos discentes e docentes;
* Utilização do laboratório para atender as
necessidades reais da comunidade escolar e local;
*Participação dos docentes, discentes e
comunidade escolar em oficinas e projetos de tecnologias;
*Fortalecimento do grupo de comunicação para
produzir conhecimentos.
PNBE/POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE LEITORES
*Criação de tempos/espaços para intensificar
o hábito da leitura para comunidade escolar;
*Adequação do acervo da sala de leitura para
atender aos diversos públicos leitores;
*Motivação de práticas e atos de leitura para
a comunidade escolar;
*Difusão do livro e da leitura;
*Formação dos responsáveis das salas de
leitura e dos docentes para trabalhar com os acervos;
*Organização do acervo escolar de forma a
atender a diversidade do público leitor.
*Utilização das diversas linguagens (teatro
de bonecos, filmes, danças, etc.
*Diversificadas ações para despertar a
comunidade escolar interna e externa para o ato de ler por prazer;
POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
*Mobilização dos jovens e adultos através de
campanhas para trazê-los de volta para escola;
*adequação dos conteúdos ensinados ao seu
contexto para atender as necessidades reais;
*realização de palestras/oficinas
motivacionais para diminuir a evasão;
*realização de aulas dinâmicas e atrativas
para motivar as turmas de EJA;
*Organização da EJA por semestre.
POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PESSOAL DE APOIO
*Garantia dos tempos/espaços de estudos de
acordo com as necessidades de cada um;
*garantia da presença dos docentes nas
formações oferecidas pela SEC e/ou outras instituições sem prejuízos salariais;
*garantia da presença do pessoal de apoio nas
formações oferecidas pela SEC e/ou outras instituições;
*A formação de professores e funcionários da Escola José Francisco
Nunes e as extensões têm sua função valorizada e registrada em ata a formação
em serviço e a carga horária correspondente, contada a partir da jornada
pedagógica – três dias com carga horária de 8hs totalizando 24 horas. 07
encontros para estudo e reflexão da prática
de 08h cada totalizando 56 horas, com certificação.
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