Documentário produzido pelo professor Nelson e a equipe de comunicação da Escola M. José Francisco Nunes para apresentar as experiências dos projetos desenvolvidos em parceria com o Instituto Brasil Solidário.
O São João da Escola Municipal José Francisco Nunes é a maior festa do povoado, é tradicionalmente conhecida nos povoados circunvizinhos e na cidade de Irecê. Todos os anos temos desfile de carroças, pau-de-sebo, fogueira em pé, quebra-pote, quadrilha, forró pé-de-serra, casamento matuto. O momento mais aguardado é o desfile de carroças pelas ruas do povoado, o povo fica à espera nas portas para prestigiá-lo. Outro momento muito aguardado é o pau-de-sebo, devido à altura é uma dificuldade para arrancar o dinheiro, assim vale tudo, até escada humana.
Para a Escola José Francisco Nunes, o Projeto 30 Minutos de Leitura veio como uma grande iniciativa para dar mais um “plus” nas demais atividades desenvolvidas na escola. A leitura, sem dúvida, é a principal e mais importante atividade presente na escola. É ela quem proporciona o desenvolvimento intelectual do indivíduo diante do processo formal ao qual a escola se propõe na formação do cidadão. Ter um projeto como esse junto à Maratona de Leitura e entre outros executados em nossa escola é extremamente fundamental, não só para o desenvolvimento e emancipação plena do aluno, assim como também da comunidade. A empolgação dos meninos e meninas incentivados pelas curiosidades, fantasias presentes nas histórias bem como as premiações, contagiam também os pais e mães que, muitas vezes, ao acompanharem seus filhos e filhas à biblioteca passam a ter contato com os livros e também a lê-los. Com esses trinta minutos, certamente presenciaremos um “efeito multiplicativo”
TRATAMENTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA/DA ESCOLA JOSÉ FRANCISCO NUNES É necessário o alinhar das políticas públicas educacionais para aumentar a qualidade da educação brasileira, que aflige o nosso país. Para tanto, a equipe gestora e toda a equipe escolar possui um papel fundamental para enfrentar os problemas e encontrar as soluções. Para iniciar o trabalho de melhoria no desempenho escolar faz-se necessário ter como referência o Projeto Pedagógico e a realidade do cenário escolar, pois ele será o instrumento capaz de fazer a ponte entre o contexto e a conexão das políticas educacionais, assim proporciona a reflexão do que se fez e do que estar por fazer através dos resultados obtidos e das dificuldades encontradas ao longo do caminho. Dessa forma, não seria possível pensar na melhoria do desempenho escolar sem a implantação/implementação das avaliações externas e também dos indicadores educacionais, então os resultados da escola obtidos pela Prova Brasil é um instrumento que p
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