Concurso foto escrita

Para realizar o concurso foto escrita tanto do ensino fundamental I e do ensino fundamental II foram a partir das fotografias de diversas realidades brasileiras e outras mais subjetivas. Os alunos tiveram a oportunidade de construir textos significativos com estímulos.
Sendo assim, os ganhadores do concurso foram Jeferson Silva do fundamental I na categoria poesia e Tércio Alecrim do fundamental II na categoria dissertação. Foram premiados no dia 22/11/2012 com a vinda do diretores presidente do Instituto Brasil solidário, Luís Salvatore e a sua irmã Ana Luísa Salvatore,  as meninas da educação, Régea Coelho e Zenaide campos e, ainda a secretária de educação de Irecê, Rúbia Margareth. Os prêmios foram doados pelo IBS com o objetivo de incentivar a leitura e a escrita.



O MENINO QUE SONHAVA SER CAMPEÃO - 1º lugar(prêmio bicicleta)

O SONHO DO MENINO
TINHA MUITA EMOÇÃO

ASSISTIA O JOGO

SENTADO NUMA PEDRA  AO CHÃO


EM FRENTE A UMA TRAVE
SE ENCHIA DE ALEGRIA
TRAÇANDO O SEU FUTURO
SONHAVA SER CAMPEÃO UM DIA

ISSO ERA O QUE ELE MAIS QUERIA
JOGAR NO CAMPO UM DIA
GANHAR UMA TAÇA DE VALOR
E SE TORNAR UM GRANDE JOGADOR

ASSISTIR O JOGO LHE DAVA PRAZER
ERA TUDO O QUE  SONHAVA  E O QUE QUERIA SER
ASSISTIA BEM CEDINHO
E TAMBÉM AO ENTARDECER.

Aluno:JEFFERSON VIEIRA SILVA - 5º ano
Professora: Valdineide Guedes

 

O FUTEBOL E O POR DO SOL- 2º lugar

MEU PAÍS É O PAÍS DO FUTEBOL
É O LUGAR ONDE EU MORO
PELO QUAL EU GRITO E CHORO
É O PAIS DE MUITO SOL

O POR DO SOL TRAZ MUITO PRAZER
É BONITO DE SE VÊ
NUMA MANHÃ DE DOMINGO
É TUDO QUE QUEREMOS TER

ASSISTIR AO JOGO OU AO POR DO SOL?
FICO SEM PALAVRAS, POIS MEU PAÍS
É O PAÍS DO FUTEBOL
E TAMBÉM DO POR DO SOL

O POR DO SOL AO ENTARDECER
INSPIRA-ME E ME FAZ CRESCER
OBSERVANDO SUAS CORES QUE IRRADIA TODO SER
COM TANTA ENERGIA FAZ O FUTEBOL ACONTECER.
  
Aluna:IZABELA BATISTA DE JESUS-5ºano
Professora: Valdineide Guedes




As dificuldades que colocamos em nossas vidas- 1º lugar(prêmio uma câmara digital)


 O ser humano por si só tem mania de reclamar da vida que vive, não transpõem as dificuldades para ir além, sejam elas físicas ou sociais dá para produzir muito e, ainda ser feliz.

As pessoas sempre encontrarão barreiras nas suas vidas, mas acreditar é uma ação que só será efetuada quando se romper com o medo, que livra da escravidão, da alienação, pois nós somos aquilo que pensamos ser. Se formos o que pensamos ser é preciso pensar positivamente para que o outro construa a mesma imagem, então, tudo vai depender de como foi construída a relação entre nós e as outras pessoas que nos cercam.

Ser vítima face às dificuldades não é o ideal, o que se deve fazer é  procurar o caminho das soluções sem transferir os seus problemas para os outros, porque cada um  ocupa uma posição diferente e não adianta procurar culpados pela nossa infelicidade ou sofrimento, com o uso de máscaras o tempo todo se deixando passar por coitadinho para não encarar os obstáculos surgidos. A ilusão de se esconder atrás das máscaras faz do homem um perdedor, pois transfere a sua realidade para quem não faz parte do meio.

Portanto, o que se deve fazer para transpor as barreiras que, às vezes, pensamos ser intransponíveis é querer mudar, porque a felicidade é individual e depende de cada um para usar as limitações e não aceitar o negativismo que aprisiona e adoece o ser humano.

 Aluno:Tercio Alecrim 9º ano
Professora: Taine Santos

  
A arte como aliada da superação-2º lugar



Os seres humanos são todos dotados de muita inteligência, porém, alguns obstáculos surgidos ao longo do caminho o deixam ilimitado, sem possibilitar ao menos sonhar.

É incrível como a arte, principalmente, a música contribui para a superação do ser humano, pois se percebe que através dela existe a disseminação da cultura das nossas origens, o que faz com que o outro se sinta valorizado, demonstrando que mesmo com alguma deficiência possui o dom de ser feliz e de ser capaz para vencer os desafios porque encontra a força na arte cantando e encantando a vida.

Precisamos esquecer-nos da preocupação do que, às vezes, nos parece um defeito para reforçar as nossas qualidades doadas por Deus, ficando esquecida até pela própria pessoa que desconhece as sua potencialidades, quando tudo é possível ao existir as oportunidades.

Assim, podemos apoderar da filosofia de vida de que a arte é um forte instrumento para diminuir as deficiências, trazendo a valorização do indivíduo, porque surge a luz do prazer, aliando a arte à superação para amenizar o sofrimento e transformar sonhos em realidades.

 Aluno: Robson Rocha 9º ano
Professora: Adriana Barreto






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto 30 minutos de leitura

São João 2012 na Escola José Francisco Nunes

Tratamento das políticas públicas na Escola M. José Francisco Nunes