2011. O que fizemos?


O ano de 2011 foi de muitas realizações, superações e garantias.
Realizamos várias atividades e eventos de forma significativa para toda a comunidade escolar.
Superamos várias dificuldades para garantir que em 2012 seremos melhores.
Assim, vale a apena ilustrar o caminho percorrido.

DIA DAS MÃES

As lágrimas por alguns instantes tornaram-se acessórios nas faces das 85 mães, demonstrando o que realmente estavam sentindo. Foi um momento ímpar na história/memória da Escola José Francisco Nunes pela primeira vez contamos com um grande número de mães das 8h até as 11h30, o que antes não era possível, pois a pressa invadia a alma e o coração delas. No entanto, a programação prevista deu conta para romper com a pressa.

 


LANÇAMENTO DO PROGRAMA DO SEGUNDO TEMPO

O Projeto do Segundo Tempo possui atividades extracurriculares, as quais somam com as atividades realizadas pela/na escola, dentro ou fora da sala de aula. Elas contribuem para o desenvolvimento físico, intelectual e motor dos nossos alunos deixando-os mais livres.

Partindo do princípio de que o conhecimento possui valor de acordo com o vínculo das nossas necessidades, aspirações e ações o Programa Segundo Tempo veio a confirmar, pois é como se um demasiado peso que ocupa a vida quotidiana do ser humano, principalmente do aluno tivesse em oscilação, ou seja, diminuiu um pouco a invisibilidade.

  

REUNIÃO PEDAGÓGICA-CONSELHO DE CLASSE


Partindo do princípio de que o conselho de classe deverá ser mais um dos instrumentos avaliativos capaz de avaliar os processos de ensino e aprendizagem é que há necessidade de rever os conselhos realizados. 
Foi pensando na interação e na participação com o coletivo que foi realizado o estudo da Proposta de Conselho de Classe da rede de Educação Municipal de Irecê. Dessa forma, a prática e a reflexão dessa ação permitiram uma re-significação do conceito de conselho de classe pelo professor, assim, será possível compreender a realidade local em que está inserido o educando para melhor avaliar.

 
REUNIÃO PEDAGÓGICA-PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

 
A escola hoje inserida em uma sociedade acelerada, mas aparentemente perdida por entre os fios que formam as redes, conclama a refletir a escola que queremos, isso só será possível através da construção coletiva do PPP. Somente a participação efetiva dos personagens que fazem a escola poderá dar legitimidade ao Projeto Político Pedagógico (PPP).
Pensando nisso, mais uma formação foi oferecida pelo técnico da Secretaria de Educação, o Sr. Júlio Bispo, para tratar da construção de uma proposta com uma identidade clara com opiniões e sugestões de todos que compõem a comunidade escolar. Para tanto, faz-se necessário compreender as correntes pedagógicas que estão por trás das práticas que nem sempre são percebidas pelos professores.


REUNIÃO DE PAIS E MESTRES


Garantir as quatro reuniões de pais e mestres no ano é a nossa meta. As nossas reuniões possuem o objetivo de informar aos pais sobre as ações que vem sendo desenvolvida pela Secretaria de Educação e pela/na escola e, ainda informar sobre o rendimento do ensino e aprendizagem dos alunos para tecer ações, que, realmente fluam aprendizagens significativas.


FESTA JUNINA

A nossa festa junina teve o poder mágico para atrair muitas pessoas e reavivar as velhas tradições, reforçar os laços de origem, tecer no cenário presente os fios dos nossos antepassados para reencontrar as nossas origens. Assim, através das manifestações folclóricas compomos a nossa identidade, mantendo viva a tradição e costume do nosso povo. Desta maneira preservamos a nossa identidade, a qual sustenta toda a organização social vigente.

Outro fator importante foi a integração das pessoas dos povoados circunvizinhos, Queimada dos Rodrigues, Umbuzeiro e Fazenda Nova e até algumas pessoas da cidade, Irecê. Vale lembrar que a festa junina é o único evento cultural do povoado. Essa tradição tem sido substituída por uma grande festa que reúne toda a comunidade, sempre com fartura de comidas típicas, danças, pau-de-sebo, fogueira em pé, desfile de carroças pelas ruas do povoado, quebra-pote e, é claro, muita animação com apresentação das quadrilhas.

A festa junina advinda da cultura popular transforma o espírito das pessoas, parecem sentir uma irresistível atração pelos festejos e, além disso, afinidade. Identificam-se com as suas origens. O vigor dessa festa popular apontou para uma rede comunicativa entrelaçou os diversos segmentos populares, reafirmando os laços de pertencimento.

A festa proporcionou a ampliação dos atos de ensinar e aprender adquirindo uma (re)ligação dos saberes. Assim sendo, as pessoas envolvidas atuaram como co-autores do evento fortalecendo os laços comunitários através dos trabalhos para realização da festa.


 
PRÉ-APRESENTAÇÃO DO PROJETO “DESENTERRANDO AS RAÍZES AFRICANAS E INDÍGENAS NO BRASIL”
 
A pré-apresentação do projeto “Desenterrando as raízes africanas e indígenas no Brasil” veio corroborar com a lei nº 11.645/08, não só para debater nas salas de aulas, contudo, para conhecer e apreciar a nossa herança cultural, pois o emaranhado das culturas, além de contribuir com os saberes do senso comum, fortalece os laços identitários e, ainda proporciona a investigação científica dos nossos descendentes.

O evento foi apresentado em forma de feira de conhecimento que incluiu também intervenções culturais de músicas, danças e artes que tratam da questão racial ou da atuação de figuras negras que se destacam no cenário brasileiro na moda, culinária, beleza, exposições artísticas, artesanatos. A feira possibilitou a idéia do espaço e da verdadeira história dos protagonistas da história do Brasil. Foi um momento de estudo relevante, pois proporcionou a devida valorização da história e cultura do nosso povo.


O TECER DOS FIOS DA LEITURA NA/DA ESCOLA JOSÉ FRANCISCO NUNES

A tessitura dos fios da leitura na/da Escola José Francisco Nunes ainda continua fragilizado, somente começou a fortalecer a partir do Projeto de Leitura: Ler, Ler, Ler... E, agora com o Decreto institucionalizando o dia 29 de julho como “O Dia Municipal da Leitura”. Mas, ainda faz-se necessário a adesão de vários outros para fortalecer os fios dessa rede.

Mesmo com muitas dificuldades surgiram ações efêmeras, rápidas com alunos e professores do ensino fundamental I para comemorar o dia Municipal da Leitura. Os alunos ficaram entusiasmados com a visita dos personagens dos contos de fada, surgindo o como se do mundo da fantasia, desenvolvendo a criatividade para interagir com o mundo real.

Desse modo, o a-con-tecer da leitura surgiu com a interação de todos os personagens para tecer os diversos fios, mesmo com muitos ainda soltos foi notável o brilho nos olhos dos alunos com os funcionários vestidos dos personagens animando o ambiente escolar e fugindo das rotinas desgastantes dos momentos de leituras para cobrar.


PARTICIPAÇÃO NOS JOGOS DA REDE

Os jogos da rede é o momento mais esperado pelos alunos da Escola Municipal José Francisco Nunes, pois é a oportunidade de interagir com novas pessoas para aprender a conviver na/com a diferença através das diversas modalidades vôlei, futebol, futsal, handebol, basquete e xadrez e, além disso, seguir regras tão comuns na nossa sociedade, contudo, difíceis para serem aceitas. E, este é um espaço ímpar para praticá-las e ao mesmo tempo refleti-las.

Sendo assim, nesse espaço o importante não é só ganhar, mas participar ativamente enquanto cidadãos que buscam um mundo melhor, sem violência. Também contribuiu para a identificação dos novos talentos que estão na invisibilidade, no aperfeiçoamento do trabalho em equipe para aumentar a confiança no outro. Desse modo, os jogos são ferramentas utilizadas para ampliar a qualidade de vida. E, ainda agregamos diversos valores e virtudes à nossa vida.

No processo de desenvolvimento humano os jogos escolares tem uma importância enorme, pois os estudantes aproveitam as energias para formação de um cidadão futuro com caráter. Pensando assim, não possuímos o objetivo de buscarmos atletas para competir com a selvageria da cidade grande, mas, sobretudo aprender a conviver coletivamente respeitando o outro na sua individualidade.

Dessa forma, com certeza, estaremos formando cidadãos críticos, responsáveis e capazes para superar as difíceis situações, que, porventura surgirem em suas vidas, aumentando a sua formação educacional, pessoal e/ou profissional.



 
O ENCONTRO DE GERAÇÕES (ESTUDANTES X PAIS)



Numa sociedade globalizada da Era da Comunicação e da Informação onde as informações circundam velozmente, mais do que nunca há necessidade de promoção do encontro de gerações e, todos os anos isso é possível através do encontro de pais e estudantes que juntos se interagem com a diferença para disputar campeonatos de xadrez, dama, dominó, futsal e outras brincadeiras.

Esse momento de interação permite para conhecer e aprender a conviver com o outro na sua individualidade e respeitar as diferenças existentes entre as gerações, uma vez que, raramente, estudantes e pais dividem o mesmo espaço com o objetivo de se conhecerem porque quando comparece é com o convite para as reuniões de pais, a fim de saber como anda a aprendizagem.

A cada dia mais percebemos a necessidade da criação de novos espaços para promover o encontro de gerações, visto que, os valores desapareceram do seio familiar perdendo espaço para a televisão, internet, entre outras coisas mais gerando verdadeiros conflitos.

E a escola vem promovendo esses espaços pensando em amenizar os conflitos de gerações existentes, pois preocupamos com a formação dos futuros cidadãos do nosso país.





XADREZ NA ESCOLA

O xadrez na escola surgiu como se fosse uma varinha mágica dos contos de fadas para amenizar a indisciplina gerada nas salas de aula onde por muitas vezes alguns professores não conseguiram desenvolver suas aulas. Assim, o xadrez contribuiu bastante para diminuir com a indisciplina.

A secretária de educação e equipe foi feliz instituindo o xadrez nas escolas, pois os estudantes foram contagiados pelo movimento das peças com sua história baseada nos contos de fadas, por isso a explicação do fascínio pelo instrumento solicitado diversas vezes pelos alunos, desde a mais tenra idade e até pelos pais.

A ressonância do xadrez não só na escola, mas na comunidade local foi muito forte, pois até mães e pais ficaram empolgados e solicitaram a formação de turmas para os próprios. Então, percebemos a importância desse instrumento para a formação humana para todos da comunidade escolar e local.




 
A ADESÃO DE VÁRIOS OUTROS - ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO-PARCERIA COM O PSF.

É comum todos os dias os alunos desde a educação infantil até a EJA chegarem pedindo para liberar com dor dente, o que prejudica assim, o ensino e a aprendizagem e como é importante buscar parcerias, adesões de vários outros, a equipe do Programa de Saúde da Família (PSF) Ana Mendes, juntamente com a odontologista, Luíza Neiliane Rodrigues, enxergou essa necessidade, por isso começou a realizar triagens com os alunos da educação infantil e expandiu paulatinamente para os outros segmentos.

Essa parceria contribuiu para amenizar os problemas surgidos no dia a dia da escola. Durante a triagem a dentista identificava os casos mais graves e agendava uma data posterior para facilitar a vida dos alunos, dos seus responsáveis e de todos que fazem educação.

Nessa luta a escola ganha com as parcerias firmadas em busca de uma educação de qualidade corroborando com o que está posto na Constituição Brasileira e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e também no Estatuo da Criança e do Adolescente (ECA) no que se refere ao direito à saúde com equidade.

Sem falar que ainda existe o trabalho realizado com a prevenção do surgimento das cáries dentárias, o que contribui para um futuro melhor e sem problemas na vida das crianças e dos adolescentes.

 
FÉ NA VIDA, FÉ NO HOMEM, FÉ NO QUE VIRÁ...
Gonzaguinha

 
Trazemos o trecho da música de Gonzaguinha para renovar os ânimos e a esperança com a visita do Instituto Brasil Solidário (IBS) no dia 07 de outubro de 2011 na Escola José Francisco Nunes. Juntos trouxeram a possibilidade para realizar sonhos coletivos, por isso “fé na vida, fé no homem, fé no que virá...juntos nós podemos tudo, nós podemos mais, vamos lá ver o que será”.

É com a esperança por dias diferentes para melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem que acreditamos na transformação da escola a partir do IBS porque possui uma proposta voltada para a formação do autoconceito positivo do outro, a reflexão da prática pedagógica e, ainda para o fazer em sala de aula com estratégias significativas e reais que despertam para a motivação do aprender, importante para o processo da construção de um mundo melhor e possível.

Outra perspectiva de mudança são as estratégias voltadas para a formação de leitores competentes, de mudanças do meio, criação, imaginação, etc. Tudo a partir do aprender fazer fazendo.

A busca pela participação da família é outro instrumento fundamental, pois se faz necessário transformar o processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, muitas estratégias são para amenizar os problemas sociais e de saúde tanto da família quanto dos alunos.


Sementes do amanhã.


A apresentação do Grupo Mundarejo em Itapicuru no dia 21 de outubro de 2011 iniciou a semeadura de sementes férteis para serem germinadas em um futuro bem próximo. A germinação, com certeza, será possível a partir da disseminação de práticas culturais que motive o despertamento no outro para a motivação.

Itapicuru teve a satisfação e a honra de ser o primeiro povoado a receber o Grupo Mundarejo. A comunidade escolar e local foi prestigiar o evento. Foi notável a alegria estampada no rosto das pessoas que estavam presentes com a diversidade de apresentações culturais, assim, nós enquanto escola também ficamos felizes e gratos quando percebemos a felicidade da comunidade, nos proporciona uma sensação de prazer com o cumprimento dos nossos compromissos e responsabilidades.

Toda a alegria só foi possível devido ao empenho da Secretária de Educação, Rúbia Margareth Dourado e equipe para realizar o evento. Portanto, a nossa eterna gratidão a todos da secretaria e ao Grupo.





ENCONTRO DO INSTITUTO BRASIL SOLIDÁRIO (IBS) AMIGOS DO PLANETA NA ESCOLA BASE I, ESCOLA NUNICIPAL LUIS VIANA FILHO


"[...]Sonho que se sonha só é só sonho, sonho que se sonha junto é realidade[...]"
Raul Seixas

A epígrafe acima resume o que representa a vinda do IBS, Amigos do Planeta, na Escola Municipal Luís Viana Filho em irecê, que é possível sim a concretização do sonho na coletividade, pois durante os três dias que a Escola municipal José Franscisco Nunes, a base II, localizada no Povoado de Itapicuru participou das oficinas percebeu o quanto foi construído por todos juntos.
Assim, percebemos, que faz-se necessário um esforço dos educadores para fazer a diferença na/da vida das crianças e adolescentes, muitas vezes desacreditados pela sociedade, porque o que sobressai são os esteotipos cristalizados ao longo do tempo. Desse modo, ficam com baixa autoestima prejudicando o sucesso da qualidade do ensino e da aprendizagem.
Durante os três dias todos nós fomos contagiados pela motivação da equipe do IBS, foram utilizadas as diversas linguagens (audio, visual, plástica...) nas oficinas para seduzir o outro e, também para o despertamento da vontade do aprender através de conceitos, procedimentos e atitudes eficazes, ou seja, as sementes foram semeadas em terras férteis. 
E, após um dia somente das oficinas percebemos que as sementes realmente foram plantadas e que começaram a germinar, pois alunos participantes da oficina de meio ambiente, os agentes ambientais ao chegar à escola já desenvolveram atitudes de ambientalistas, multiplicando o que aprenderam: adotaram plantas para cuidar com as técnicas aprendidas. Ficamos muito felizes com essa atitude, pois a algum tempo que vimos tentando fazer essa adoção acontecer, porém, agora estão despertados para a vontade do cuidar do meio ambiente, possuem outra visão.
Com certeza, acreditamos que a parceria do IBS, Amigos do Planeta nesse biênio será de muita realização/concretização dos sonhos, uma vez que as sementes foram lançadas em uma terra boa, capaz de fazer com que todas as sementes germinem, ainda que algumas tenham caído no meio do pedregulho, dos espinhos, das ervas daninhas e/ou os pássaros tenham comido algumas, germinarão porque foram plantadas pelo coletivo de educadores parceiros que acreditam e querem ver a mudança do planeta a partir do fazer a-con-tecer na sala de aula.
Parafraseando Raul Seixas quando sonhamos sozinhos, sem disseminar as ideias, são apenas sonhos, não transgredimos, mas quando nos unimos para trocar experiências e solicitar a ajuda do outro, se torna realidade, transcendemos em busca do devir.

 

Jucileide Pereira Nunes Lima
Diretora

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

São João 2012 na Escola José Francisco Nunes

Projeto 30 minutos de leitura

Tratamento das políticas públicas na Escola M. José Francisco Nunes