Apresentação


Caracterização da escola

A Escola Municipal José Francisco Nunes, está localizada na Zona Rural, Rua dos Crentes s/n, Vila de Itapicuru, distante 7,5 km da cidade de Irecê, na Chapada Diamantina Setentrional no Estado da Bahia, telefone: (74) 3688-5032, e-mail: escjosefnunes@yahoo.com.br. INEP: 29064252. No resultado anterior do IDEB do fundamental I estavámos no último lugar, 2.2 e fomos para 3.9, enquanto que no Ensino Fundamental II ficamos no primeiro lugar, com 3.9. Vale ressaltar que, no ano anterior não participamos da Prova Brasil.
Começou a ser construída em 1982 no governo Municipal de Hildebrando Seixas Filho, mas começou a funcionar na sua sede própria somente em 1986. Antes disso, precisamente no ano de 1984 funcionava no prédio da Escola Rural, atualmente anexo, contudo, passou a existir de fato em 1989, através da sua regulamentação. Hoje, a escola conta com 385 alunos distribuídos nos segmentos da Ensino Fundamental I e o Ensino Fundamental II, atendendo as modalidades da Educação Infantil,  Educação de Jovens e Adultos(EJA) e Educação Especial.
A Escola funciona nos 03 turnos, matutino, vespertino e noturno para atender aos alunos dos povoados circunvizinhos: Umbuzeiro, Queimada dos Rodrigues e Fazenda Nova.
Possuímos um grande abrigo natural considerado patrimônio histórico/identitário da comunidade, a Mata de Itapicuru, espaço onde realizamos alguns dos eventos da escola e de outras instituições, a exemplo do Núcleo de Apoio Social às famílias(NASF)  com a prática de exercícios físicos para os idosos, dentre outros e do Programa de Saúde da Família (PSF) com o atendimento à população. Há muitos anos foi visitada por estudantes de diversas cidades da região. Essa pequena reserva, a qual deu origem ao nome do povoado vem sendo degradada ao longo do tempo pela chuva, o vento, os animais e o homem.
    
Estrutura organizacional da escola

A gestão atual da escola atua desde 2005, arquitetada nos princípios de gestão democrática: autonomia, relação escola x comunidade, diálogo, valorização dos profissionais da educação, qualidade do ensino e organização curricular. Ao trilhar a diversidade de caminhos possibilita a implantação/implementação dos mecanismos de participação com a representação dos diversos segmentos da comunidade escolar e externa (pais, gestores, professores, pessoal de apoio, estudantes, comunidade).
 Na coletividade se estabelece o diálogo para inovar as práticas, pois as diversas vozes apresentam novos caminhos para transformar as situações indesejáveis encontradas de forma processual e gradativa, construindo assim, a autonomia, pois é a partir do olhar do outro que transforma o que o outro quis demonstrar, passa a ser co-responsável pela realidade que os rodeiam principalmente as discussões que permeiam as dimensões: pedagógica, administrativa, financeira e jurídica.

Quadro de funcionários.

Nome
Cargo
Formação básica
Especialização(ões)
Carga horária
Turno de trabalho
Vínculo
Jucileide Pereira Nunes Lima
Diretora
Pedagogia
Currículo Escolar
40
M/V/N
Concursado
Everaldo Pereira rocha
Vice-Diretor
Pedagogia
Gestão Escolar
40
V/N
Concursado
Osvaldo Rocha Vieira Filho
Coordenador
Pedagogia
Educação
40
M/V/N
Concursado
Jaildes Rosendo
Coordenadora
Pedagogia
Linguistica
40
M/V
Concursado
Haisiana Amorim Vieira
Secretária
Magistério

40
M/V
Nomeado
Adriana Martins Barreto
Professora
Letras
Linguistica
20
M/V
Concursada
Anete Marques
Merendeira
Formação Geral

40
M/V
Concursada
Arnobson Costa
Professor
Geografia

20
M/V
Concursado
Claydson Silva
Professor
Ed. Física
Ed. Física
20
M/V
Concursado
Célia Rodrigues da Silva
Professor
Pedagogia
Currículo Escolar
40
M/N
Efetivo
Celma Nunes Alecrim
Aux. Serv. Gerais
Formação Geral

40
M/V
Concursado
Claudisete Oliveira
Merendeira
Formação Geral

40
M/V
Concursado
Cleuzeni Nunes Fernandes Silva
Professor
Magistério

40
M/V
Efetivo
Celi Nunes Vieira Santos
Aux. Serv. Gerais
Formação Geral

40
M/N
Efetivo
Carlos Nunes Vieira
Vigilante
Fundamental I

40
N
Efetivo
Demisom Silva Vieira
Ag.de Inclusão
Form.Geral

40
M/V
Efetivo
Elza Francisca Nunes
Merendeira
Analfabeta

40
M/N
Efetivo
Givaldo Batista Nunes
Vigilante
Fundamental I

40
N
Efetivo
Ivaneide Nunes Barbosa
At.de sala
Magistério

40
M/V
Contrato
Jucélia Vieira
Professora
Pedagogia

20
M/V
Concursado
Jakeline Gracinda Nunes
Aux. Serv. Gerais
Form.Geral

40

Concursado
Maria Leide Neres Nunes
Professora
Pedagogia

40
M
Concursado
Marinelva Dourado
Professora
História

20
M/V
Concursado
Nelson R. Da Cruz Junior
Professor
Ciênc. Sociais
MBA
40
M/V
Concursado
Osenita Pereira de Oliveira
Professora
Magistério

20

Concursado
Ozenilda Nunes Vieira
Vigilante
Magistério

40
N
Concursada
Reinir Pereira Nunes
Merendeira
Magistério

40
M/V
Concursada
Sônia M. M.O. Silva
Professora
Ciênc. Fís. e Biológicas

40
M/V
Concursada
Silvani Amorim
Professora
Matemática

40
M/N
Concursada
Taine Santos Nunes
Professora
Letras

40
M/N
Concursada
Thyala Esteffanie Marques
Professora
Pedagogia

20
M
Concursada
Valdineide Silva G. Rocha
Professora
Pedagogia

40
M/N
Concursada
Vanderleia da Silva Vidal
Professora
Pedagogia
Educação Infantil
40
M/V
Concursada
Vanessa da Silva Parisi
Professora
Música

20
M/V
Concursada
Zilnei Machado dos Santos
Professor
Matemática

40
M/N
Concursada
Zilmária Rocha Gomes
Professora
Pedagogia
Currículo Escolar e Coordenação escolar
40
M/V
Concursada
 

A estrutura física da escola

A Escola Municipal José Francisco Nunes desde a sua construção em 1982 que permanece com o mesmo número de salas de aula que permite no máximo 25 estudantes, aumentou a demanda, porém, o número de salas continua o mesmo, com o anexo da Escola Rural soma-se 8 salas. Devido à necessidade desapropriamos alguns espaços para transformar em sala de aula, sempre improvisamos os espaços.
Vivemos na Sociedade da Era do Conhecimento e a escola possui toda uma organização para incluir os estudantes com 13 computadores no laboratório de informática, desses 2 foram adquiridos pelo Projeto “O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na/da Escola José Francisco Nunes” aprovado pela FAPESB sob o edital 05/2009. No projeto o uso das tecnologias são mecanismos estruturantes que proporciona aos estudantes serem ator/atores do processo de ensino aprendizagem, no que se refere ao uso das ferramentas: e-mail, blogs, chats, rádio web, edição de imagens, edição de vídeo, etc. Em todas as salas de aula existem 1 computador para os professores desenvolverem as aulas quando necessitam. São 2 computadores destinados para o uso administrativo.
Outra importante parceria que chegou para somar juntamente com as ações desenvolvidas pela/na escola é o Instituto Brasil Solidário com ações voltadas para a cidadania, cultura, esporte, arte, comunicação, meio ambiente e leitura. Vale salientar que foram doados por esse instituto 1600 livros, 3 estantes de madeira, 1 carrinho para transportar os livros, material para contação de história, 5 câmeras digitais, 1 filmadora digital, kits de escovas, 2 computadores completos e 1 impressora. Todo o material doado é para incentivar, principalmente o desenvolvimento do hábito pela leitura/escrita e a comunicação.
Os nossos espaços são insuficientes para acolher a todos. A sala dos professores é muito pequena e, além disso, acumula muito material, deixando o ambiente desagradável, desorganizado. Não existe comodidade para os estudantes realizarem as refeições, ficam de pé, sem ter apoio para os pratos e copos.



Tipo do recurso
Descrição
Quantidade
Equipamentos
Xerox
2
Impressora
3
Computadores
16
Filmadoras
2
Câmeras digitais
6
Caixa de som
1
Mesa de som
1
Tv LCD de 32 polegadas
1
Tv LCD de 42 polegadas
1
Retroprojetor
1
Microsistem
1
Material didático
Jogos
35
Bambolês
20
Bolas
08
Redes
3 pares
Livros para leitura
200


Mobiliário
Armários
6
Mesas
8
Cadeiras p/professor
16
Bebedouro
2
Mesas para pc
8
Ventiladores
6

Ar condicionado
3

Cadeiras p/ alunos
130


Perfil dos estudantes
É um público carente que sobrevive da economia oriunda basicamente da agricultura, pecuária, do comércio, da aposentadoria, do Programa Bolsa Família do Governo Federal, do salário dos funcionários, dentre outras coisas.

Por isso, existe a necessidade de investir na agricultura, pois possuem a esperança de viver dignamente, contudo, ultimamente com a escassez de chuvas a economia do povoado fica comprometida, o que provoca enorme prejuízo aos produtores locais e, consequentemente à economia de uma forma geral, uma vez que a produção absorve a mão-de-obra local, e sem trabalho existe o aumento dos índices de exclusão e pobreza das pessoas da comunidade.
Os jovens estudantes são apaixonados pelos diversos tipos de esporte: futebol, futsal, xadrez, dama dominó, argolinha. Dedicam-se de corpo e alma no esporte, pois não existem espaços para desenvolver a cultura e, tampouco o lazer no povoado. A dedicação dos estudantes trouxe a medalha de ouro no 13º jogos da Rede Municipal de Irecê para a escola na modalidade do xadrez.
Um fator que contribui para motivar aos estudantes é o livre acesso a internet com wi-fi disponível no laboratório de informática do PROINFO, política pública do Governo Federal e no Centro de Inclusão José Nunes Vieira. Utilizam o laboratório para realizar as atividades solicitadas pelos professores em sala de aula, a saber: pesquisa, postagem de textos em blog, acessa as redes sociais, produção de jornal escrito, produção de vinhetas, edição de imagens, seleção de músicas para a rádio web. Vale salientar ainda que de acordo com o questionário aplicado em todas as 15 turmas(385 alunos) para levantar a porcentagem de estudantes que possuem acesso à internet  em casa encontramos apenas 10%. Desses todos acessam com freqüência as redes sociais.
No percurso trilhado para alcançar o sucesso no ensino e aprendizagem encontramos muitos desafios, principalmente para formar leitores e escritores competentes, pois se desenvolveu uma cultura de aprovar os alunos sem as competências mínimas para a série/ano. Deve-se isso à má interpretação do ciclo de desenvolvimento humano.

Perfil da comunidade de entorno
 O povoado possui 400 famílias e mais de 2000 mil habitantes de acordo com analise realizada nas fichas de registro das famílias cadastradas pelos Agentes Comunitários de Saúde. As famílias pertencem à classe econômica social baseada na agricultura familiar e de subsistência, incluindo os Programas Governamentais. O comércio é de pequeno porte, possui 02 supermercados médios e vários outros mines, quando as pessoas necessitam de comprar outras coisas (remédios, calçados, roupas, etc.) se deslocam para a cidade de Irecê, distante 7,5 km.

O transporte disponível para a população é o táxi (caravan) que sai somente quando lota com seis passageiros. Não dispõe de saneamento básico, o lixo na parte do povoado que é calçado é recolhido e jogado em um lixão, nas demais ruas é queimado poluindo o meio ambiente.
A organização da escola é por Ciclo  e está regulamentada pela Lei 9394/96 em seu Artigo 23, que possibilita a organização escolar através de “[...] séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios [...] que atendam a interesses da aprendizagem. Dessa forma, os Ciclos de Aprendizagem ou Ciclos de Formação Humana está em consonância com o Parecer do CEE-221/2001.
Contudo, ainda a proposta por ciclo não é bem clara, assim ela precisa ser compreendida pelos educadores para se transformar numa das ações prioritárias para o resgate social dessa população, porque considera que: A educação sozinha pode não resolver os problemas do campo e da sociedade, mas é um dos caminhos para promoção da inclusão social e do desenvolvimento sustentável.
O resultado do Índice de Desenvolvimento da educação Básica (IDEB) da Escola Municipal José Francisco Nunes foi a responsável pelo 13º lugar no município de Irecê, pois se destacou com o maior IDEB no ensino fundamental II com a nota de 3.8 e saiu do último lugar do ensino fundamental I de 3.4 para o 4º lugar com 4.2.
A saúde que também é um direito do cidadão e dever do Estado assistem aos moradores do povoado através do Programa Saúde da Família (PSF), com a disponibilização de 01 médico, 01 enfermeira, 01 dentista e 04 técnicos em enfermagem. Os procedimentos desenvolvidos são: consultas clínicas, planejamento familiar, distribuição de preservativo, realização de exames ginecológicos, distribuição de medicamentos, vacinação, peso, aferição de pressão, pré-natal. Quando os casos de doenças são graves e/ou urgentes são encaminhados para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e para o Hospital Obras Sociais Irmã Dulce. 

 A BONITEZA DA PRÁTICA – GESTÃO DEMOCRÁTICA

Sou professor a favor da boniteza de minha própria prática, boniteza que dela some se não cuido do saber que devo ensinar se não brigo por este saber, se não luto pelas condições materiais necessárias sem as quais meu corpo, descuidado, corre o risco de se amofinar e de já não ser testemunho que deve ser do lutador pertinaz, que cansa, mas não desiste”.
Paulo Freire
 Parafraseando Paulo Freire estar gestor é correr o risco, mas não desistir em busca da boniteza da prática.  Assim, caminhar por entre os trilhos da gestão saber que deve dialogar ensinar/aprender, lutar, dentro dos princípios da gestão democrática, etc, porque para o trabalho do gestor fluir depende do trabalho de vários outros, ou seja, é necessária a participação de todos os atores, autores da escola. Fator essencial para caminhar em busca de uma gestão democrática.

A promoção da Gestão democrática nas escolas públicas está garantida na Constituição Federal e na LDB. A gestão escolar numa perspectiva democrática há características e exigências próprias. Dessa maneira, para efetivá-la deve-se observar os procedimentos que promovem o envolvimento das pessoas. Mas, para isso torna-se necessário desenvolver atividades e exercer funções que proporcionem a presença e o fortalecimento da atuação das pessoas no interior das escolas.

A busca por uma gestão como processo participativo em construção permanente aponta para a possibilidade de todas as pessoas, independentemente de sua situação social, econômica e cultural intervir e participar ativamente  na construção de políticas educacionais  e na gestão da escola. Dessa forma, a gestão democrática da escola procura assegurar não só a participação da comunidade, mas a igualdade de condições de acesso e permanência, o pluralismo de idéias e em alto padrão de qualidade nas escolas.

APRENDER A FAZER, FAZENDO - A CONVIVÊNCIA DEMOCRÁTICA.
A construção dos princípios de convivência democrática na escola é desenvolvida com a participação/parceria pelos pais na escola, de forma que no coletivo sejam traçadas diretrizes que melhorem a gestão pedagógica e administrativa. Dessa forma, se sentirão responsáveis por todos os estudantes da escola. Para tanto, faz-se necessário construir um clima de confiança, de respeito à diversidade. Pensando assim, há uma participação responsável pautada no incentivo ao questionamento e à descoberta, visto que, a autoridade exercida possibilita a critica ao que está posto, avaliando e revendo as posições, idéias.

Existem fatores importantes que se sobressaem para construir uma convivência democrática: o diálogo porque é uma arma que combate a discriminação e o preconceito e a democracia e parceria também são armas contra a violência, possibilitando uma abertura a comunidade escolar para a necessidade de mudança/transformação, haja vista que, permite conhecer, negociar para respeitar e fazer cumprir com os seus deveres.


 O a-con-tecer do exercício da gestão democrática

Percebemos que para a escola cumprir a sua função social no a-con-tecer do exercício da gestão democrática faz-se necessário referendar a gestão da escola nos princípios da democracia e da autonomia buscando a qualidade do ensino através da democratização proporcionando a formação de outros líderes para desafogar os outros. Vale lembrar que, nem sempre todos.

Tudo isso só será possível através da democratização da gestão com a descentralização dos processos de decisões e a divisão das responsabilidades com os diversos segmentos da escola para planejar propostas voltadas para o administrativo, pedagógico e financeiro.

Por isso existiu a necessidade da atuação dos conselhos escolares na organização das ações da escola para planejar ações para resolver os problemas, porém, percebemos que a participação da comunidade escolar e local implica em desafio para a equipe gestora, uma vez que alguns acreditam que os fios devem ser tecidos na individualidade, assim, faz-se necessário rever os conceitos de convivência democrática e autoritária porque no cenário atual exige uma nova organização para o pensar das ações no fazer educação. 

Vale ressaltar, que através das ações demonstradas percebemos que a maior motivação é da comunidade escolar para participar da vida da escola, a comunidade local mesmo diante de várias ações realizadas ainda enxerga a escola como uma instituição do governo municipal.

Desse modo, analisamos que o processo da construção da autonomia e da identidade possui características distintas devido às diversas realidades existentes. Assim, se destaca a necessidade do reconhecimento da diversidade social para superar as desigualdades, a qual, a comunidade está inserida.

A escola planeja estratégias de valorização para motivar o outro a participar mais da vida da escola, principalmente adequando o tempo para atuar em equipe e evitar a síndrome de “burn out”. E, ainda porque equipe escolar motivada significa aluno motivado, que implica em sucesso na aprendizagem escolar.

Muitos caminhos percorremos para tecer juntos uma gestão democrática pautada no fortalecimento da participação coletiva para a tomada de decisão, contudo, ainda é um desafio, pois é/foi um trabalho de formiguinha para revisar o Projeto Pedagógico da escola porque ele não possui/possuia a nossa identidade e os professores possuem certa resistência para fazer uma nova tessitura do documento.

Gerir democraticamente é real, sonho, utopia. Esta é a sensação! É real quando teoria e prática andam juntas, sonho e utopia quando desejamos colocar o discurso em prática e não conseguimos. Democracia é compreendida por muitos como lasser faire, esta compreensão errônea dificulta o bom andamento dos trabalhos da gestão porque defendemos e acreditamos na participação do outro para desenvolver as ações da vida da/na escola, no entanto, muitas vezes somos surpreendidos por pessoas que pensam que podem fazer o que quer. Desse modo, para gerir democraticamente além de exigir um cuidado, exige também um savour faire. Caso contrário, cairemos no puro discurso, no esvaziamento não só da prática, mas também do discurso.

É um desafio implantar a gestão democrática no processo educacional, mas como tudo é processo, diminui um pouco a angústia de, às vezes, o discurso daqueles que fazem/pensam a educação não ser coerente com a prática.  Destarte, vale lembrar que o embate, a idéias contrárias, os conflitos são frutos de um processo democrático que contribuem para o a-con-tecer da participação do outro nas tomadas de decisão na escola.

Mesmo ainda fragilizada/fragmentada é perceptível a olho nu as ações de uma gestão democrática em que as ações acolhidas são provenientes do coletivo de docentes, discentes, funcionários, pais e comunidade externa. São avanços, mas ainda é necessário a criação de tempos e espaços para dialogar com o outro, para avaliar, planejar e (re)formular as ações que promovam uma educação de qualidade, visto que a escola na Era da Sociedade da Informação e Comunicação se tornou um organismo vivo, que precisa de (re) alimentação. Assim, delineia-se cada vez mais uma gestão pautada nos princípios democráticos garantidos no artigo 14 do documento legal da educação a Lei de Diretrizes e Bases(LDB).

São muitos os afazeres do cotidiano da Escola José Francisco Nunes, uma vez que, a escola atende a quatro segmentos e, atrelada a ela existem outras dependências: Biblioteca Maria do Socorro, Sala de Recursos, Infocentro e Escola Rural. Tudo isso acaba sobrecarregando a equipe gestora (diretor e coordenador). Assim, mesmo na tentativa de fortalecer os fios da gestão eles acabam ficando soltos, frágeis e até com alguns nós, que dificultam uma nova tessitura de uma rede em que todos são co-responsáveis. 

 Ações para a efetivação do a-con-tecer da gestão democrática/participativa

·  Assegurar o cumprimento do Regimento Escolar, através de encontros periódicos com professores e equipe pedagógica para efetivação da aprendizagem e permanência do aluno;
·  Promover uma efetiva participação da APMF na escola para trabalhar em prol do desenvolvimento dos alunos dentro do processo de ensino aprendizagem.
· Organizar o Grêmio Estudantil promovendo a participação do educando e contribuindo para a formação de um cidadão crítico e praticante de sua cidadania(infelizmente, não aconteceu);
· Organizar os Conselhos de Classe nos finais de bimestres, diagnosticando os pontos positivos e negativos, buscando soluções dentro da proposta pedagógica.
· Socializar com a equipe pedagógica, funcionários e professores todas as informações obtidas: Leis, instruções, Normas que regulamentam o processo educacional.

Para tanto, estar à frente dos processos de gestão escolar é um a-con-tecer em que parafraseando Almir Sater cada um tece a sua história no coletivo para construir a sua identidade individual e/ou coletiva. Toda a ação desenvolvida na instituição é carregada de intenções para resolver os problemas juntamente com a comunidade escolar e local.  Sendo assim, a instituição escolar pautada na gestão democrática deve estar atenta para toda a movimentação que ocorre tanto no interior da escola quanto no seu entorno. É por isso que há necessidade de estabelecer parcerias com reciprocidade.
Parafraseando Guimarães Rosa uma cabeça só e pouco para perceber as coisas e/ou as que estão por vir, são demais  de muitas, muito maiores e diferentes, então a gente necessita de aumentar a cabeça, para o total. A participação coletiva possibilita a construção da educação que queremos, pois é fruto de uma vontade política juntamente com as políticas educacionais que refletirá a realidade local e global transformando a realidade.

 Jucileide Pereira Nunes Lima
Pedagoga, Pós-graduada em Currículo-Escolar pela UFBA/Irecê/Ba e Pós-graduanda em Estudos Linguísticos e Literários pela UNEB, Graduanda em Letras da Formação Especial de Docentes pela FACIBA/Irecê e pós-graduanda em Gestão Escolar pela FACED/UFBA/Irecê.


GESTÃO DE PESSOAS

“Motivação é a arte de fazer as pessoas fazerem o que você quer que elas façam porque elas o querem fazer”. Gestão de pessoas
A motivação é a ferramenta essencial para fazer as pessoas brilharem e, além disso e fazerem o que elas desejam fazer, independentes da posição social, raça, cor e gênero. É assim que enxergamos as pessoas que compõem o quadro de funcionários dessa instituição como pessoas que possuem sentimentos/emoções, por isso, são acolhidas pela equipe gestora com apoio e calor humano nos momentos de angústias.

Assim, estabelecemos o vínculo de confiança e solidariedade humana para que as pessoas se sintam acolhidas com auto-estima elevada para produzir bons resultados, a fim de satisfazer as necessidades e expectativas não só da comunidade escolar, mas das famílias também que nos procuram.

Para tanto, faz-se necessário estar atento para o que acontecem com as pessoas no cenário escolar e no seu entorno, os seus problemas, as suas dificuldades. Com esses cuidados formaremos novos líderes capazes de alçar vôos altos para decolarem.

Conhecer quem são, como vivem e o que pensam as pessoas do quadro de funcionários são estratégias possíveis para descortinar os sonhos e o brilho das pessoas que nos cercam. Também são alternativas capazes de incluí-los com igualdade para transitar em nossa sociedade.

Desse modo, busca-se o prazer da satisfação pessoal da equipe para que as pessoas da comunidade escolar possam produzir bons frutos no ambiente de trabalho e contagie até a comunidade local através das suas energias positivas. Quando isso acontece surge o sentimento de pertença ao grupo, assim este sentimento é estendido aos demais. Nesse sentido, buscamos subsídios para desenvolver uma gestão de pessoas conscientes e responsável pelo que pensa e age, identificando assim as zonas de risco para realizar as intervenções possíveis, uma vez que desejamos pessoas saudáveis de bem com a vida no ambiente de trabalho.

É claro que surgem os estranhamentos do outro para que seja (re)tecida uma nova teia, um sentido para quem participa da vida da comunidade escolar. Ao demonstrarmos ao outro o quanto ele é importante para nós, construímos valores e atitudes e preocupação em cuidar do outro como ser humano que sente, age, faz, pensa e ama.

O grande desafio da gestão democrática é encontrar soluções em conjunto para os desafios, uma vez que o gestor não possui soluções mágicas, mas deve possuir competências e habilidades para enfrentar tais desafios, principalmente, no que se concerne à diversidade de pontos de vista. Nesse sentido, o diálogo compartilhado é o instrumento mais relevante.

O cuidado com o outro deve ser sempre através de uma relação harmoniosa. Nesse cuidar há a preocupação não só com o físico, contudo, do mental, sentimental e espiritual para que ele seja sadio por completo. Parafraseando Potter e Perry(2004) o cuidar é força motivadora para que as pessoas se tornem educadores e que se transforma em fonte de satisfação para saber que elas sabem que fazem  a diferença na vida do outro.

Cuidar com cuidado do outro, exige cuidado, assim, não é uma tarefa fácil, é árdua e complexa porque existem coisas que fogem do nosso alcance. Como é uma escola do povoado onde todos se conhecem, o pessoal acaba influenciando no profissional, dificultando as relações interpessoais que interferem negativamente no processo de ensino aprendizagem. Vale ressaltar que, são casos isolados, mas mesmo assim vem sendo trabalhado porque zelamos pela qualidade da aprendizagem de todos.

Então, como educadores na tarefa do cuidar transmitimos nossas emoções e sentimentos ao outro para que deixe de ser pedra bruta e passe a ser pedra lapidada, pronta apara brilhar na arte do cuidar ainda nessa geração ou em outra. Mas, para gerir o quadro pessoal da escola, faz-se necessário conhecer a legislação, caso contrário o gestor escolar terá dificuldades para distribuir as tarefas e atribuições entre os servidores e cobrar sua realização.

 Ações desenvolvidas para as pessoas brilharem em qualquer tempo/espaço:

· Incentivar os professores e funcionários a participar das capacitações a distância e as oferecidas pela SEC, através dos cursos de formação continuada para aprimorar seus conhecimentos.
· Montar grupos de estudos com representantes dos segmentos para discutir as propostas vindas da SEC.
· Proporcionar ao corpo docente e funcionários, momentos de integração para dinâmica de grupo, socialização de experiências para estimulá-los a buscar sempre novos desafios, a exemplo do relato de experiências do trabalho desenvolvido.
· Aproveitar a hora atividade dos professores para discutir proposta que venham contribuir na melhoria da qualidade de ensino.
· Realizar reuniões pedagógicas, conscientizando os professores e funcionários da necessidade de encontrar caminhos mais prazerosos para concretização do processo ensino aprendizagem, construindo uma pedagogia centrada no aluno e não só nos conteúdos.
· Estabelecer uma parceria com a patrulha escolar que assista a escola em suas necessidades, inibindo a indisciplina e minimizando os impactos da violência na escola.
· Apoiar as pessoas que prestam concursos com aulas sobre os conteúdos;
· Promover palestras com o Juizado de Menor e defensoria Pública, com o objetivo de mostrar aos educandos seus direitos, deveres e compromissos perante a sociedade, melhorando assim o processo de ensino e aprendizagem.

Jucileide Pereira Nunes Lima
Pedagoga, Pós-graduada em Currículo-Escolar pela UFBA/Irecê/Ba e Pós-graduanda em Estudos Linguísticos e Literários pela UNEB, Graduanda em Letras da Formação Especial de Docentes pela FACIBA/Irecê e pós-graduanda em Gestão Escolar pela FACED/UFBA/Irecê.

 GESTÃO FINANCEIRA  E DE RECURSOS MATERIAIS

“Não fique achando que as coisinhas estão definidas, pois nunca estarão e a sua evolução não depende somente do que os outros esperam de você, mas de um conjunto de valores que reúnam a sua melhor condição pelo fazer”.
Sérgio Dal Sasso

A liberdade e autonomia são princípios de uma gestão democrática que traz a participação da comunidade escolar e local para (re) formular ações referentes à gestão financeira de acordo com as necessidades da instituição. Assim, buscamos envolver o máximo de pessoas para fazer valer os direitos constitucionais da escola, uma vez que as coisas não podem estar definidas, contudo, envolvendo o máximo de pessoas para fazer.

Contudo, continua sendo um grande desafio envolver as pessoas no planejamento, na tomada de decisões porque o nosso desejo é possuir um discurso coerente com a prática e com o que acreditamos e, não convidar as pessoas para participar do já programado, determinado, pronto, acabado, mas sim de um planejamento flexível, passível de novos diálogos.

Parafraseando Russell educar para a participação do outro na gestão da escola é dilatar o horizonte dos nossos desejos e necessidades. Mesmo com dificuldades de trazer o outro para participar coletivamente da vida da escola vimos conseguindo paulatinamente, o que faz a diferença, pois decidir com  representações, estamos agindo dentro da diretrizes traçadas para a organização escolar  legal, como emana a lei. Dessa forma, além de atender as obrigações legais, funcionais e operacionais que cabem à escola, também estaremos oportunizando a formação de outros líderes para atuar em diversos campos.

Estar gestor hoje se faz necessário exercer a função de forma democrática, como já vem sendo realizada, porém, exige um vasto conhecimento nas áreas de administração pública, didática, relações humanas, entre outras que muitas vezes são inerentes à função. Nesse sentido, torna-se importante que o gestor tenha disponibilidade para adquirir os conhecimentos necessários e possa realizar seu papel de maneira eficaz, atingindo os objetivos propostos a função e de acordo com  os documento legais que regem o caminhar da educação.

São as ações que despertam o sentimento coletivo de fazer ou já ter feito parte da vida da escola, todos cuidam sem se lembrar da questão pública e/ou privada, pois se considera parte de um público. Esta participação da comunidade local na vida da escola proporciona a realização da sua função social e cultural através das apresentações abertas à comunidade.

Para que os espaços e equipamento estejam a serviço da comunidade exige um cuidado fundamental que é o planejamento social do uso do patrimônio escolar que deve ser a preservação da integridade das ações e seu caráter complementar. Essa articulação requer tempo e espaço previamente estabelecidos para o bom uso do patrimônio e do material da escola. Dessa forma o patrimônio da escola poderá ser utilizado com consciência por todos, construindo assim uma escola sem barreiras.


Nas nossas reuniões apresenta-se o que foi adquirido da Secretaria de Educação e o extrato do valor pecuniário existente em conta para depois todos juntos construir um plano de aplicação dos recursos com a identificação e a justificação da compra do determinado objeto e/ou serviço e, ainda a prestação de contas. Assim, com certeza, a equipe gestora sentir-se-á mais segura para a realização do plano de aplicação, haja vista, que é de inteira responsabilidade do gestor prestar contas de todas as despesas realizadas com os recursos públicos e de outras parcerias que, por ventura surjam. Mas na chamada para outras adesões todos são co-responsáveis pelo administrativo, financeiro e pedagógico da escola.

Antes de qualquer gasto precisamos realizar o planejamento para identificar as nossas reais necessidades em termos de tamanho, número durabilidade, transporte, montagem e segurança dos recursos. Para que aconteça o processo de manutenção, aquisição e alienação de bens e de contratação de serviços para escola.

Realizamos a licitação que obedeceu aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, igualdade e publicidade. Todos os serviços foram voltados para o interesse público para atender o plano de ensino com as necessidades contidas no projeto pedagógico da escola. Para tanto, se cumpriu com as etapas de planejamento, execução e prestação de contas, atendendo as obrigações legais, funcionais, operacionais e de ordem hierárquica.

Assim, o gestor escolar estava atento para as suas principais responsabilidades em relação ao cumprimento da legislação e pelas respectivas obrigações dela decorrentes para constituir o patrimônio público registrando em livros.

Fazendo o a-con-tecer na gestão financeira e de recursos materiais em qualquer tempo/espaço

· Oportunizar melhorias no setor administrativo, incrementando o atendimento ao público.
· Manter em bom estado as instalações físicas em geral para conservação do patrimônio e preservar a segurança dos alunos.
· Providenciar reparos e consertos nos equipamentos da escola quando necessários, estando a par dos aspectos técnicos e legais, zelando pelo todo.
Solicitar e pleitear verbas complementares para a SEC para adequações
- Sala para o acervo de livros.
- Aumento do padrão de energia,
- Climatização do laboratório;
- Instalação de quadro branco;
· Manter junto ao agente de inclusão o planejamento dos professores  das diversas áreas para fins de assessorar alunos e professores no desenvolvimento das atividades nos laboratórios de informática e, além disso solicitação de material para manutenção.
· Propiciar aos educandos uma alimentação saudável e balanceada seguindo as instruções da nutricionista responsável.
· Conservar o ambiente escolar organizado, limpo e arejado para o bem estar de todos.
· Cumprir rigorosamente o Calendário escolar, conforme a elaboração e instruções recebidas pela mantenedora.
· Prestar contas em tempo hábil e descrever gastos das verbas recebidas dos diversos órgãos como: MEC, SEC e a comunidade escolar interna e externa.
· Fazer o plano de aplicação das verbas juntamente com as instâncias colegiadas de maneira transparente para que seja aplicada para o bem comum.
· Solicitar junto ao IBS:
- projetos de parceria entre escola x associação dos Pequenos Agricultores de Itapicuru;
- biblioteca

 Jucileide Pereira Nunes Lima
Pedagoga, Pós-graduada em Currículo-Escolar pela UFBA/Irecê/Ba e Pós-graduanda em Estudos Linguísticos e Literários pela UNEB, Graduanda em Letras da Formação Especial de Docentes pela FACIBA/Irecê e pós-graduanda em Gestão Escolar pela FACED/UFBA/Irecê.


 GESTÃO DE RESULTADOS  E PEDAGÓGICA
"Imagino uma escola, lugar de sonhos e fantasias, onde o corpo faminto de SABER, encontra o SABOR da descoberta, o prazer de aprender..." (Rubem Alves)


A escola por muito tempo ficou monótona, estática, até os contos de fada se afastaram para despertar nos estudantes o verdadeiro SABOR para o SABER construir conhecimentos. Mas, as muitas ações vêm contribuindo para a melhoria do ensino aprendizagem. Os contos de fadas voltaram para proporcionar um novo tecer no cenário da escola, contudo, as intenções são construídas pelos alunos, uma vez que são protagonistas das histórias. Agora com a efetivação da inserção dos alunos nos projetos de leitura da escola e do IBS, são co-autores, trabalham com o devir para transcender, diante das magias, encantamentos e sonhos.

Bons frutos nós colhemos em 2012. Os resultados foram  adquiridos a curto, médio e longo prazo. Vale ressaltar que, os bons resultados ocorrem quando pessoas fazem conexões ou transferências de conhecimentos de um campo para outro pensando não só no desenvolvimento cognitivo, porém, no psíquico e físico do outro.

No seio da escola José Francisco Nunes muitas pessoas  buscam bons resultados mesmo em pequeno, médio e longo prazo, existem as resistências, pois nem todos estão/são abertos a mudanças. Segundo Dal Sasso só alcançaremos bons resultados, principalmente na sala de aula quando a “[...] cultura é resultado de uma gestão que se equilibra quando todos enxergam que o mesmo sol pode satisfazer a todos, aonde o menos favorecido perceba a existência de caminhos para seu deslocamento”.

Durante todo o ano o que planejamos e buscamos foi ser uma escola de fácil acesso, garantir o direito de o outro estudar, sempre encontrando um jeito para não devolver estudantes, pois eles são as peças motrizes da educação.   A freqüência não chega a ser irregular, a não ser dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEEs), até porque é a nossa meta acompanhar a frequência de todos os estudantes. Também quase não temos problemas com a permanência deles na escola, salvo raras exceções que vão embora com os pais e ao chegar ao local de destino não encontra vaga.

Partindo desse princípio, buscamos uma gestão que perceba os menos favorecidos para que possam ser incluídos integralmente, criando disposição para a busca e girar a bola do mundo ultrapassando as barreiras existentes.

Vale lembrar que existe uma grande diferença entre o que idealizamos e a dificuldade para transpor para a sua realização. Tudo isso acontece devido a não identificação do outro na sua diversidade, a não construção dos diversos espaços para valorização do outro, na maioria das vezes, o outro não é visto na sua diferença.

No mundo contemporâneo quando se fala em educação lembra-se logo em resultados quantitativos, números, ou seja, conhecimentos conteúdistas, livrescos, quando, no entanto, devem-se buscar resultados qualitativos através dos sonhos, encantamentos, magias reais, com inovações para conquistar outros diferenciais indispensáveis para enfrentar o mundo selvagem e desenrolar o drama de sua vida.

Dessa maneira, buscamos mais que resultados, mas, para tanto foi/é essencial a disciplina, responsabilidade e planejamento de todos da comunidade escolar a partir da análise do rendimento escolar através dos diagnósticos, criatividade das aulas desenvolvidas, motivação pelos afazeres da escola, esporte, lazer, projetos interdisciplinares, projetos de leitura desenvolvimento de metodologias, uso de equipamentos tecnológicos, filmes, músicas, promoção de eventos culturais, acompanhamento/controle da freqüência escola e informação aos responsáveis sobre a freqüência escolar.

Para acompanhar os resultados obtidos ao longo do bimestre compara-se as diversas produções de textos das diferentes disciplinas. Nessa comparação percebe-se que com alguns professores os alunos possuem rendimento, enquanto que outros ficaram estagnados. É possível lembrar que a freqüência escolar é um elemento básico para um bom resultado no ensino aprendizagem.

A partir dos diagnósticos foram planejados apoios pedagógicos com uma freqüência maior para os alunos do ensino fundamental I, contudo, as dificuldades diagnosticadas dos alunos do ensino fundamental II não são bem trabalhadas devido à falta de espaços, mesmo assim foi apontada uma nova direção para o apoio pedagógico, ou seja, realizado no início do I semestre e no final do II, mesmo em um pequeno espaço de tempo foi notável o rendimento dos alunos referentes às dificuldades relacionadas com a leitura, escrita e as quatro operações.

Pensando em ampliar as visitas/parcerias das famílias na escola todas as informações em andamento, em projetos e/ou concluídas relacionadas à área da educação foram divulgadas tanto de âmbito geral quanto local para que possam melhor compreender, contribuir e interferir nos processos educacionais.

Os desempenhos positivos do quadro funcional e discente são amplamente divulgados para estimular a busca por melhores resultados e levantar a auto-estima, além de uma participação mais efetiva. Destarte, pode-se também medir o grau de satisfação da comunidade escolar e local, pois de certa forma são incluídos no processo de gestão da escola.

Os eventos buscam integrar/interagir equipe gestora, os pais, alunos, professores e comunidade fortalecendo cada vez mais a participação para tomar decisões importantes coletivamente, ampliando os espaços para exercerem sua opinião livremente.

Para avaliar a equipe gestora escolar foi construída uma ficha para a comunidade escolar e local avaliar. O resultado foi bom, maioria avalia como uma gestão democrática participativa que promove o diálogo e tenta tomar as decisões no coletivo, mas muitas pessoas não querem escrever, preferem falar e outros dão pouca importância à avaliação, instrumento essencial para o crescimento pessoal e profissional do outro.

Os resultados devem ser analisados minuciosamente para permitir que o outro compreenda o que fazer de posse dos  resultados das avaliações, principalmente  no que tange as escalas de proficiências de língua portuguesa e matemática que definem o nível em que cada escola se encontra e as habilidades alcançadas pelos estudantes. Os resultados segundo o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) é o retrato da realidade da escola

Sendo assim, Gabriel Pensador, traz um estímulo incessante de que “[...] a gente muda o mundo muda com a gente, a gente muda o mundo na mudança da mente e quando a mente muda a gente anda pra frente [...] na mudança do presente a gente molda o futuro! [...]”.

 As pistas trilhadas para o a-con-tecer
Para trilhar o caminho e diminuir os obstáculos fortalecendo as parcerias para o a-con-tecer, identificar os problemas e elaborar diretrizes foi preciso coletivamente montar um grupo de trabalho com a participação dos diversos segmentos da escola para amenizar a angústia do não querer, falta de motivação do outro para participar.

Então, dentro do caminho multifacetado da gestão procuramos estabelecer o diálogo como instrumento fundamental para tecer os fios e conectar as teorias, modelos, não pensando em permanência, mas em flexibilidade para identificar as necessidades para compreender o contexto real e, ainda estabelecer as conexões e as interações necessárias.

Também consideramos o ser humano da comunidade escolar como um ser em movimento, mas respeitando o ritmo de cada um, reintegrando o sujeito para participar da construção do conhecimento.

A criticidade desenvolvida responsável e com compromisso também é um caminho para que o outro transcenda sabendo o que é ser e não ser em busca do desenvolvimento de outras lideranças, trocando assim o “eu” pelos “nós”, com transferência de responsabilidades.

Essas foram as ações/projetos planejados/executados, trilhando no percurso para buscar bons resultados na escola.
Gestão de resultados
·         Agilização do Conselho de Classe para analisar a situação real dos alunos para auxiliar em suas dificuldades de leitura, escrita e as quatro operações;
·         Reformulação de fichas de acompanhamento pedagógico dos alunos;
·         Acompanhamento do rendimento escolar dos alunos para sanar as suas dificuldades;
·         Ampliação do uso do laboratório com profissional da área;
·         Xadrez na escola como componente curricular;
·         Campanhas para combater a freqüência irregular;
·         Controle da freqüência escolar através da ficha FICAI;
·         Promoção de eventos para integração(pais, professores, alunos, comunidade local;
·         Notificação aos pais sobre o desenvolvimento escolar e freqüência;
·         Estudo pessoal de acordo com as dificuldades/necessidades individuais;
·         Valorização da história pessoal de cada um.
·         Criação de espaços e estratégias para trabalhar as dificuldades de leitura, escrita e as quatro operações dos alunos;
·         Ampliação de espaços para outras pessoas participarem das tomadas de decisões da/na escola;
·         Incentivo aos alunos para participar da atividade complementar, Segundo Tempo;
·         Ampliação da participação dos pais nos Conselhos de classe;
·         Difusão para a comunidade escolar e local das informações relacionadas à educação(projetos, parcerias, freqüências, rendimentos,  administração da verba do PDDE,etc);
·         Estudo e reformulação do PPP;
·         Projeto Jornal Diário Estudantil;
·         Projeto de Leitura,
·         Projeto Desenterrando as nossas raízes africanas e indígenas no Brasil;
·         Formação com o IBS de quase 90% dos funcionários da escola.
·         Atuação ativa da comunidade escolar interna e externa nas tomadas de decisões;
·         Formação dos professores com o Instituto Chapada de Educação(ICEP) e Projeto Trilhas;
·         Acompanhamento do ensino e aprendizagem através da coordenação do ICEP;
·         Acompanhamento dos alunos observando as diretrizes da Prova Brasil;
·         Formulação de instrumentos para aumentar o IDEB;
  • Estimular através de projetos a vinda do aluno em contra turno como: Concurso de redação, maratona de leitura, projeto de comunicação, horta escolar     e outras atividades complementar;
  • Desenvolvimento de atividades voltadas para a área de comunicação(fotografia, edição de vídeo, rádio web, jornal escolar, etc);
  • Disseminação da cultura através do Grupo Mundarejo;
  • Implantação/implementação das  ações das políticas públicas(PDDE/PDE, Formação de Leitores, Acesso às TIC).

Gestão pedagógica       
 · Expor anualmente os dados estatísticos referentes aos resultados obtidos das provas: das Olimpíadas de Matemática, Astronomia, IDEB e Prova Brasil a toda comunidade escolar.
· Proporcionar a participação dos alunos nas Olimpíadas de Matemática, Escrevendo o Futuro e Astronomia.
· Incentivar, acompanhar e divulgar os alunos a participar dos projetos: TV Irecê, Pró-Jovem, Juventude Cidadã, concorrer a bolsas de estudos em colégios particulares
· Dar condições para realização de festa junina, gincanas, jogos inter-séries, viagens culturais, para a integração maior entre alunos, docentes e funcionários.
· Apoiar os Estágios Supervisionados do Curso de Formação de Docentes, fornecendo subsídios necessários para desenvolver as atividades do curso;
· Criar em contra turno atividades relacionadas à questão ambiental, como horta, jardinagem contribuindo para a preservação e melhor qualidade de vida.
Realizar estudos diferenciados de acordo com as especificidades de cada professor;
  • Implementação do plano de metas por segmentos(Educação, Infantil, Ensino Fundamental I e II,  e EJA;
  • Apresentação dos resultados do semestre, acompanhados por comentários dos professores.
  • (Re)avaliação dos resultados do semestre.

Diante da realidade escolar, os anseios, perspectivas e sonhos começam a florescer, uma vez que se começa a romper com a ótica da fragmentação dos conteúdos escolares em caixinhas. Assim, a escola que “sonhamos sem nunca imaginar que ela pudesse existir” um dia, está bem próxima, não nos referimos  a edifícios, prédios luxuosos, porém, vazio de significado/sentido. O que buscamos na verdade, é o estimulo e o incentivo pela construção do conhecimento, pois são os fios condutores do resultado esperado por todos, principalmente, dos estudantes.

Destarte, não é tarefa nada fácil. A política escolar de resultados deve ser(re)planejada, o aluno  precisa ser visto por inteiro e não as partes. Ao valorizarmos as partes não estamos pensando na integralidade do ser, enquanto ser humano que possui sonhos. Assim sendo, a escola é uma instituição da sociedade, além da família e outras, que também pode contribuir com a realização dos sonhos tanto de quem estuda quanto de quem nela atua se sentindo parte de uma equipe que pode fazer a diferença na vida das pessoas.

Devagar se vai ao longe! Diante das tantas ações que foram realizadas é notável rendimento da nossa escola na escala de proficiência de Língua Portuguesa e em matemática também. Saímos do último lugar 2.2 no resultado do IDEB do município  das escolas de Irecê no ensino fundamental I  para o 4º com 4.6. Enquanto que no ensino fundamental II superamos o resultado de todas as escolas da rede, ou seja, obtivemos o melhor desempenho, 3.9. Vale salientar que esse foi o primeiro ano que o fundamental II participou da Prova Brasil, assim aumenta mais a nossa responsabilidade para continuar crescendo no IDEB.

Vale a pena ressaltar a importância do xadrez na escola, pois logo no início do ano tivemos muitos problemas de indisciplina.  E, nessa época de revolução era o nosso sonho amenizá-lo, é sonho pedagógico romper com a distância entre professor/estudante, assim, o xadrez possui esta virtude, pois não se considera idade. Dessa forma, quebra a relação instituída em sala de aula entre professor/estudante e os tempos instituintes/instituídos pela escola começam a ficar com os dias contados. Fomos campeões do xadrez na categoria masculina contra a Escola Cooperil de Irecê

Jucileide Pereira Nunes Lima
Pedagoga, Pós-graduada em Currículo-Escolar pela UFBA/Irecê/Ba e Pós-graduanda em Estudos Linguísticos e Literários pela UNEB, Graduanda em Letras da Formação Especial de Docentes pela FACIBA/Irecê e pós-graduanda em Gestão Escolar pela FACED/UFBA/Irecê.

 AS PARCERIAS DE SUCESSO QUE CONTRIBUÍRAM PARA OS RESULTADOS
Uma escola não sobrevive sozinha, precisa da adesão de vários outros para trazer benefícios para escola numa perspectiva da gestão solidária, pois em tempos de mudanças/transformações, por isso as parcerias surgiram no cenário da escola. Foram muitos encontros pensando em realizações conjuntas para melhorar as ações que se referem ao ensino e aprendizagem.

As parcerias do Instituto Brasil Solidário (IBS) e das Escolas com Intermediação Tecnológica no Campo (EMITEC) foram oportunidades que permitiram igualar as pessoas e tratar as diversidades que habitam o nosso contexto social escolar. Foi com a imersão das pessoas de volta aos estudos através da inauguração do tempo dos sonhos no espaço educativo que festejaram o retorno à escola, pois oportunizou conciliar casa, trabalho e estudo, esse foi o objetivo do EMITEC.

Os equipamentos foram doados pelo Estado e a prefeitura em contrapartida pagava os professores, cedia o espaço e fornecia o transporte. A escola José Francisco Nunes é o anexo do Colégio Polivalente, que é responsável por toda a documentação.

Outro importante parceiro, o IBS que investiu na área ambiental, leitura, escrita, arte, comunicação, música, etc. As oficinas desenvolvidas forneceram subsídios complementando a formação dos professores para atuar nas áreas citadas anteriormente. As atividades desenvolvidas contribuíram para a melhoria da autoestima e a qualidade do ensino aprendizagem, principalmente, no que se refere à leitura, escrita e o uso das ferramentas da tecnologia na educação.

O IBS doou um acervo contendo 1.500 livros, 3 estantes de madeira, 1 armário de madeira, um carrinho para transportar livros do Itaú, 1 computador completo, 1 impressora, 1 estabilizador e 1 câmara digital. Todo esse material foi para incentivar a leitura. Para desenvolver as atividades de comunicação fomos contemplados com 1 computador, 1 microfone com pedestal, 1 filmadora digital, 4 câmaras digitais, 04 caixinhas de som. O material deve ser utilizado/emprestado para professores,  alunos e comunidade escolar externa, pois o objetivo é que as pessoas se tornem autônomas na produção de conhecimentos com o uso das tecnologias.

Essa foi a contrapartida do IBS, contudo, a prefeitura também precisa dar a contrapartida que é garantia da continuidade do Projeto Amigos do Planeta na Escola, como também a construção de espaços adequados para desenvolver as atividades, ou seja, a construção  dos espaços do laboratório de informática e da Biblioteca Maria do Socorro, como também a manutenção dos equipamentos.

Assim, as parcerias são importantes caminhos que conduzem para o convívio democrático na escola, identificando e reconhecendo as mudanças necessárias para escola, uma vez que todos participando assumem responsabilidades coletivas porque estão inseridos socialmente no processo do fazer educação, facilitando o processo de mobilização, escolhas, monitoramento e avaliação de parcerias.

E, por falar em parceria destaco o importante papel de todos os setores da Secretaria de Educação na tomada de providências de bens e serviços para a efetivação da tessitura das teias construídas no percurso da melhoria do/no processo de ensino aprendizagem. Assim, todas as pessoas dos diversos setores brilharam para fortalecer a gestão da escola, porque gente é para brilhar mesmo!!!! Portanto, buscamos através das parcerias a mudança do presente para transformar o passado.

Jucileide Pereira Nunes Lima
Pedagoga, Pós-graduada em Currículo-Escolar pela UFBA/Irecê/Ba e Pós-graduanda em Estudos Linguísticos e Literários pela UNEB, Graduanda em Letras da Formação Especial de Docentes pela FACIBA/Irecê e pós-graduanda em Gestão Escolar pela FACED/UFBA/Irecê.






 

Comentários

SouMil disse…
Perfeitos todos os eventos os organizadores estão de parabéns, assim como os participantes!
Muitos sucessos a todos!!!

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